22/06/2021

Ramos de atividade e nichos de mercado

Por agenciaipsum

Com a evolução do mercado, tem sido cada vez mais difícil abrir o seu próprio negócio, e mais desafiador ainda é fazê-lo crescer pelos produtos, serviços e benefícios oferecidos pelos concorrentes.

Por isso, entender sobre o ramo de atividade e o nicho de mercado é extremamente importante para o desenvolvimento de estratégias específicas, de modo a conquistar espaço no mercado.

O que é ramo de atividade?

É a definição de qual atividade a sua empresa exercerá, sendo correspondente ao setor industrial (móveis, automóveis, equipamentos eletrônicos, etc.), setor comercial (medicamentos, alimentos, ferragens, etc.) ou prestação de serviços (advocacia, psicologia, tatuagens, etc.).

Se faz necessário alguns passos para escolher um ramo de sucesso, sendo eles:

  • Escolha de uma atividade que goste de executar;
  • Tenha conhecimento abrangente do seu ramo;
  • Defina o público-alvo;
  • Analise o quanto é possível investir na empresa;
  • Verifique qual será a sua concorrência.

Após pensar na área que sua empresa se adequará, é preciso pensar no seu nicho de atuação.

O que é nicho de mercado?

São os segmentos pouco explorados nos ramos de atividade, atendendo as necessidades e interesses de um público específico. Por exemplo, uma empresa participante do ramo da moda atua no nicho de vendas de bonés, ou uma empresa do ramo alimentício que é especializada na venda de produtos com baixo valor calórico.

Hoje possuímos empresas estruturadas em diversos ramos de produtos e serviços muito similares entre si. Ao investir em nichos específicos, você garante o alcance maior de clientes, garantindo a fidelização dos mesmos. Aos poucos, é possível aumentar a sua abrangência, conquistando novos mercados.

Tendo essas informações em mente, você poderá pensar no Brand Affinity e nas estratégias de marketing da sua empresa.

Nichos que tiveram alta no comércio online

Com o fechamento das lojas no Lockdown, muitos nichos se adaptaram e investiram ainda mais no mercado online. Houve um ganho de 13 milhões de clientes em 2020, devido à acessibilidade ao meio digital, o que resultou em 41% de faturamento segundo a Ebit/Nielsen.

Alguns dos principais nichos são:

  • Desenvolvimento de Games para celular – com faturamento recorde de R$ 851 bilhões em 2020;
  • Clubes de assinatura;
  • Delivery de comida;
  • Venda de produtos vegetarianos e veganos;
  • Segmento de e-Commerce;
  • E muitos outros.

Mas claro que se você não investir em boas estratégias no meio virtual, sua empresa acabará crescendo menos do que o esperado. Então dá uma olhadinha em nosso artigo sobre “Por que as pequenas empresas devem investir em Marketing Digital?” e fuja desse erro!