26/03/2021

Por que as pequenas empresas devem investir em Marketing Digital?

Por agenciaipsum

Se há uma coisa neste mundo que democratizou estratégias para a alavancagem de negócios, é o marketing digital. Seja seu orçamento um monstro ou modesto, o marketing digital é o que você precisa para impulsionar as vendas e levar sua empresa para outro nível.

Hoje, queremos falar com as empresas de pequeno porte e até mesmo com os profissionais liberais, que normalmente possuem orçamento apertado para marketing e precisam construir uma estratégia matadora. Ao longo desse artigo iremos compartilhar com você as vantagens de marcar presença no cenário online.

Principais benefícios ao investir em marketing digital

  • Segmentação do público

Os clientes potenciais de sua empresa podem se encontrar em estágios diferentes do funil de vendas: enquanto João acaba de conhecer a sua marca e quer saber mais sobre as soluções oferecidas, Maria está tomando as últimas decisões para prosseguir com a compra.

Seria muito vantajoso ter abordagens específicas para cada um desses momentos, concorda comigo?

No digital isso é possível! A utilização de ferramentas virtuais permite a segmentação do público da empresa com base em seus interesses, através do monitoramento de seu comportamento e interações na internet. O conhecimento dessas informações proporciona a personalização de campanhas e ações de marketing de acordo com a jornada de compra do consumidor. A criação de conteúdos assertivos torna você um parceiro confiável.

  • Atração gratuita

Antes de realizarmos qualquer compra, pesquisamos pelo produto ou serviço na internet. Não é verdade?

Através desse canal temos acesso à informações de preços, promoções, modo de uso, características e também recebemos recomendações de amigos.

Ter presença no mundo virtual é essencial para garantir a legitimidade de sua empresa. As soluções que você oferece podem ser exatamente o que o público precisa, porém, se a sua marca não for facilmente encontrada na web você perderá clientes potenciais para a sua concorrência.

A evidência de seu negócio possibilita o crescimento da cartela de clientes e, consequentemente, o aumento de suas vendas. Para te auxiliar na atração dos leads de forma orgânica, você pode (e deve!) investir em:

  • Ferramentas de SEO: o uso de palavras-chaves ranqueará o seu site para as primeiras páginas do Google.
  • E-books: garantem a nutrição do público com materiais valiosos. Além disso, possibilitam uma base de dados forte, já que as informações preenchidas no formulário serão de leads que realmente estão interessados nas soluções que você oferece.
  • Blog: cases de sucesso, entrevistas, explicação de algum assunto, dicas, modo de fazer… são muitos os conteúdos à serem desenvolvidos como forma de atrair clientes.
  • Reels: vídeos curtos no Instagram sobre conteúdos criativos como challenges, bastidores e a apresentação de seus produtos e serviços.

A recorrência da divulgação de conteúdos no meio online possibilita o fortalecimento de sua marca, em que a voz e a identidade da empresa devem ser um diferencial mediante ao mercado competitivo.

  • Credibilidade da marca

De nada adianta a atração dos leads se os conteúdos ofertados não agregarem valor. Garantir a qualidade dos materiais entregues facilita no estreitamento do seu relacionamento com os clientes.

O domínio dos assuntos abordados influencia na credibilidade de sua marca mediante ao mercado de atuação. Demonstrar autoridade para ajudar os seus clientes à solucionarem problemas e inseguranças é uma forma de garantir o posicionamento privilegiado mediante aos seus consumidores, sendo referência até mesmo para os seus concorrentes.

Ao proporcionar a satisfação do seu cliente, você garante a sua fidelização e a atração de novos leads e oportunidades. Clientes fiéis à sua empresa, compram de forma recorrente e muitas vezes, investem valores mais altos. Credibilidade e autoridade são fatores fundamentais para criar defensores de sua marca.

  • É mensurável

Através do Marketing Digital você conseguirá analisar os resultados das estratégias que estão sendo investidas em seu negócio.

Entre as melhores métricas, destacamos:

  • ROI – Retorno sobre Investimento: mensuração do orçamento investido em determinada campanha.
  • CAC – Custo de Aquisição por Cliente: investimento necessário para atrair novos consumidores.
  • Taxa de conversão: conversões realizadas dentro do funil de vendas após determinada campanha.
  • Tráfego: medição da quantidade de visitas que você recebeu em seu site, blog e/ou mídias sociais.
  • CPC – Custo por Clique: medição do investimento necessário para que o lead acesse os anúncios.

E aí, conseguimos te convencer a investir no Marketing Digital para impulsionar o crescimento de sua empresa?