26/03/2021

McDonald’s X Burguer King – Estratégias aprendidas neste campo de batalha

Por agenciaipsum

Quem nunca se divertiu com as propagandas e postagens de rivalidade entre o Burguer King e o McDonald’s?

O hambúrguer é a comida da moda. Pela rapidez e fácil acesso, tem se tornado o queridinho no horário das refeições, principalmente por aqueles que possuem um ritmo de vida bastante agitado. 

Apesar de viverem em um “campo de batalha”, ambas as redes de fast food nos ensinam lições valiosas quando se trata de garantir sua diferenciação mediante o mercado competitivo.

  • Interaja com os clientes

No início desse ano, o McDonald’s deu início a campanha “Méquizice”, sendo estimulado o compartilhamento nas redes sociais das diferentes combinações que os consumidores fazem de seus produtos, incentivando a conexão emocional com a marca.

Também usando as redes sociais, o Burguer King espanhol garantiu o engajamento de seus clientes através da “montagem” de um lanche pelo Instagram. Ao responder as enquetes dos Stories, foi disponibilizado um código para ser trocado por um sanduíche na loja mais próxima.

  • Pense fora da caixinha: seja inovador e criativo

O Burguer King francês teve grande destaque no início da pandemia pela sua sensibilidade com o momento. Com o fechamento dos restaurantes, a marca desafiou os seus clientes a criarem o “Whopper da Quarentena” em suas casas, com produtos disponíveis nos mercados. Tal atitude incentivou o McDonald’s a participar dessa ação através da divulgação da receita do McMuffin.

  • Posicione-se

Destemidas ao tratar de assuntos considerados como tabu, ambas as empresas se posicionam de forma bem criativa.

Ao falar de política, o Burguer King lançou uma campanha de conscientização sobre o voto em branco, deixando a mensagem de que “quando alguém escolhe no seu lugar, não dá para reclamar do resultado”.

Já sobre temas de inclusão, o Mc sueco se dedicou à conscientização da dislexia através de um outdoor com as letras trocadas. Além disso, ofereceram um livro sobre o tema, como brinde do McLanche Feliz.

O apoio contra a homofobia se deu pela união entre as duas redes de fast food através de uma pintura do Rei do Burguer King beijando o Ronald McDonald’s. A principal mensagem deixada pelas empresas foi de que “o amor supera tudo”.

  • Esteja antenado às tecnologias

Na Suécia, o McDonald’s transformou 55 lanchonetes em pontos de abastecimento para veículos elétricos. Seu letreiro agora mostra o valor do carregamento dos carros, do BigMac e McLanche Feliz, incentivando o consumo de seus produtos enquanto os carros estão sendo recarregados.

Falhas no piloto automático do carro Tesla se tornaram comuns diante de placas e faróis escrito “pare”. Aproveitando dessa situação o BK lançou uma campanha que dizia: “carros inteligentes são inteligentes suficientes para fazer uma paradinha para um Whopper”, incentivando que os donos dos carros postassem as hashtags “#autopilotwhopper e #freewhopper.

Inspire-se nessas estratégias e conquiste a diferenciação de sua marca, impulsionando na fidelização de clientes e, consequentemente, o aumento das vendas!