16/03/2021

Brand Affinity – Garantindo a fidelização dos seus clientes

Por agenciaipsum

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas encontram um desafio em comum: como fidelizar os clientes?

A resposta é: Brand Affinitiy!

Calma, sabemos que o nome é uma novidade, mas iremos te explicar do que se trata ao longo dessa leitura.

Definindo o conceito

O Brand Affinity está relacionado com a afinidade e o relacionamento dos clientes com empresas que possuem os mesmos ideais e valores. Muito além do Brand Awareness, a sua marca deve ser admirada e importante na vida de seus consumidores. A influência emocional passa a ser a verdadeira condutora da jornada de compra: mesmo que a empresa concorrente esteja vendendo o mesmo produto à um valor mais barato, ainda assim o seu cliente optará pela sua marca.

Essa fidelização é decorrente de diversas estratégias que você deve adotar já!

  • Estude o que público pensa da sua marca

Cliente oculto, pesquisas de satisfação e o monitoramento de comentários em suas redes sociais são táticas importantes para obter um norte sobre as expectativas dos clientes com relação à sua empresa.

Mais importante do que satisfazer essas expectativas é superá-las. Clientes que são surpreendidos têm maiores chances de voltar a comprar na sua empresa, investindo valores mais altos e sendo fiel à sua marca. Muitos deles até mesmo “advogam” a seu favor, dando feedbacks reais, divulgando produtos/serviços e aumentando o alcance da sua empresa: clientes satisfeitos geram novos clientes.

  • Construa seu Brand Voice

Compreender o comportamento, dores, hábitos e interesses do seu público é uma forma de refinar as estratégias de comunicação, personalizando-a de acordo com as necessidades individuais de cada grupo de clientes.

Ao comunicar de forma humana os valores e ideais de sua marca, você desenvolverá confiança em seus consumidores, criando relacionamento de forma mais natural.

  • Prepare conteúdos que agreguem valor

Invista no Marketing de Conteúdo!

Os materiais divulgados pela sua empresa devem gerar valor, trazendo soluções para problemas e inseguranças dos leads. A marca deve ser parte da mensagem transmitida, trabalhando assuntos que, de fato, fazem parte do dia a dia da persona.

A produção de conteúdos criativos é essencial para o engajamento de seus clientes e também servem como forma de atração para novas oportunidades.

  • Crie afinidade com seus leads

Muito além das vendas, o principal foco de sua empresa deve ser o de criar afinidade com o público.

O aumento das conversões é uma estratégia a longo prazo, e a sua primeira tarefa para obter sucesso nessa jornada é o de conquistar credibilidade dentro do seu mercado de atuação.

Seja referência no mercado! Trabalhe com essas estratégias dentro de sua empresa e garanta relacionamentos saudáveis e duradouros com seus consumidores.